- Área: 246 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Mariana Lopes
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa constituída por três pisos, foi inicialmente construída na década de 1930 pelo bisavô do atual proprietário. A intervenção arquitetônica refletiu a análise do estado de conservação e da qualidade arquitetônica da casa original.
Desta forma os dois pisos superiores, foram reabilitados e restaurados dado que o bom estado de conservação justificava a preservação da memória espacial da identidade da casa; enquanto que o piso da cave foi reestruturado assumindo uma estética contemporânea e solucionando uma sequência de espaços interligados em várias cotas.
O mau estado de conservação do piso da cave, cuja fraca iluminação não permitia o conforto da sua utilização, foi completamente reformulado através de uma ampliação em betão aparente que respondeu às novas exigências programáticas pretendidas pelos clientes: a garagem; a lavandaria; e a sala de costura.
A casa estabelece um diálogo entre o existente e o contemporâneo, representado através de um gesto formal: a história pousa no betão novo.